Alimentos que devem ser evitados no período menstrual!
Algumas mulheres são mais propensas a sofrer com os sintomas indesejados do período menstrual. A menstruação é muitas vezes acompanhada de sintomas incómodos, como dor e inchaço abdominal. A boa notícia é que há estratégias alimentares que podem ajudar.
Cólicas, inchaço, fadiga, alterações de humor e “aquela vontade exagerada de comer” que muitas vezes nos leva a cometer alguns excessos. Estes são apenas alguns dos sintomas com que muitas mulheres convivem durante a menstruação, mas, quando fazemos escolhas mais acertadas, a alimentação pode ser uma grande aliada no alívio destes sintomas desagradáveis.
Para amenizar os incômodos, confira as dicas da ExtratusVida sobre alimentos que devem ser evitados:
Alimentos processados:
ricos em sódio, podem aumentar ainda mais a sensação de inchaço durante o período.⠀ ⠀
Açúcar:
O consumo de açúcar pode levar a grande oscilação dos nossos níveis de energia – primeiro sentimo-nos muito energéticos, mas depois esses níveis de energia caem repentinamente, o que poderá afetar o nosso humor. Se tende a sentir-se mal humorada, depressiva ou ansiosa durante o período menstrual, não exagere no açúcar.
Álcool:
O consumo de álcool pode ter inúmeros efeitos negativos, podendo inclusivamente exacerbar alguns dos sintomas incómodos associados à menstruação. As bebidas alcoólicas podem, por exemplo, causar desidratação, agravando dores de cabeça e causando inchaço. Além disso, pode favorecer problemas digestivos, como diarreia e náuseas.⠀
Carne Vermelha:
A carne vermelha é rica em ferro, mas o consumo exagerado de carne vermelha pode estar associado a níveis elevados de prostaglandina que podem favorecer cãibras durante a menstruação.
Frituras:
Normalmente contém alto índice glicêmico e são ricos em gorduras trans, responsáveis também pela piora do inchaço corporal e quadros inflamatórios.⠀ ⠀
Durante esse período, aposte em:
Água, Vegetais de folha verde, Gengibre e cúrcuma, frutas, Carne de frango, Peixe, Chocolate negro, Frutos secos, Quinoa, lentilhas e feijão, iogurte e kombucha.