ALIMENTOS QUE AJUDAM A DESINTOXICAR O ORGANISMO! - Extratus Vida

ALIMENTOS QUE AJUDAM A DESINTOXICAR O ORGANISMO!

Nesse inicio de ano é comum as pessoas acabarem ingerindo mais bebidas alcoólicas e comidas mais calóricas do que de costume.

Por isso, sugerimos 5 alimentos que você pode incluir na rotina para dar aquela ajudinha ao seu organismo quando exagerar na dose, confira:

Abacaxi:

Possui diversos nutrientes que contribuem para evitar doenças e manter a saúde em dia. A fruta possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, além de apresentar um composto ativo muito importante chamado bromelina, além de ser diurético e facilitador da digestão, o abacaxi também contribui para a saúde do fígado.

Uma porção de 100 g de abacaxi, o que corresponde a uma fatia média, contém aproximadamente 50 calorias. Também é rica em fibras: nessa mesma quantidade há cerca de 1,4 g do composto, aproximadamente 4% das necessidades diárias desse nutriente. Também possui muita água (86% da sua composição), o que ajuda na hidratação.

Hortelã:

A hortelã é uma erva bastante popular, estando presente em balas, chicletes, drinks e cosméticos. Mas você conhece os poderes dessa plantinha? A hortelã contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e riboflavina. Se ingerida ou apenas inalada, a hortelã proporciona muitos benefícios. Possui efeito calmante para o estômago, e estimula o bom funcionamento do aparelho digestivo.

O cheiro e o sabor da hortelã têm profundos efeitos em funções cognitivas. Isso inclui funções como raciocínio, resolução de problemas, formação de conceitos, julgamentos, atenção e até mesmo memória.

Laranja:

a laranja é uma das maiores representantes das frutas cítricas. Seu sabor costuma ser doce ou levemente ácido (mais azedo), de acordo com o tipo da laranja. Além de ser rica em vitamina C, a fruta possui flavonoides e diversos nutrientes importantes para prevenir doenças e deixar o organismo mais resistente, além de ser rica em fibras e também possui ação desintoxicante.

Gengibre:

o gengibre é um alimento que dá sabor extra a diversas receitas e contribui para manter a saúde. O alimento tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, aliado a poucas calorias (80 kcal a cada 100 gramas) e alguns minerais importantes, como magnésio e potássio. Há diversas tonalidades, que variam do branco ao bege e pode ser encontrado fresco, em conserva, cristalizado, seco e em pó.

Também faz parte da lista de alimentos que estimulam a digestão e aceleram o metabolismo. Além disso, pode ser consumido junto aos alimentos, ou na forma de chá.

Melancia:

A melancia é uma fruta originária da África que passou a ser consumida no mundo inteiro por seu sabor levemente doce e agradável. Ela é rica em água, fonte de carboidratos, possui vitaminas importantes para o organismo como C e A, além de sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Sua cor avermelhada indica a presença do licopeno, que é um antioxidante potente que combate os radicais livres do organismo. Por conta disso, ela ajuda a prevenir doenças como as cardíacas e até mesmo câncer.

Além de ser altamente diurética, pode ser preparada em forma de suco. Para potencializar o efeito desintoxicante, acrescente o gengibre ao final.

 

 

Gostou? Deixe seu Comentário aqui!

WhatsApp chat